Pode parecer bobo conversar com seu bebê enquanto ele ainda está no útero, mas a prática ajuda a construir um vínculo duradouro.É fácil de fazer e o pai também pode ( e deve ) se envolver.
Estudos mostram que o som é calmante, tanto no útero quanto quando você finalmente o conhece como recém-nascido. Os cientistas descobriram que o feto, ainda durante a gestação, responde claramente a diferentes vibrações e sons com mudanças na frequência cardíaca ou padrões de movimento - particularmente quando é a mãe quem fala. Mas isso não isola o fato de que o papai pode participar da conversa.

Vale falar sobre o dia ( apenas partes boas ok? ) , contar uma história, declarar todo o amor. É um exercício lindo que além de aproximar o casal, vai criando um vínculo entre a família. Já pensou tirar 30 minutos que seja para esquecer da vida e ficar abraçado (a) no barrigão?
COM QUANTAS SEMANAS O BEBÊ COMEÇA A ESCUTAR?
Aposte nessa prática principalmente no terceiro semestre. Os ouvidos do pequeno não estarão completamente desenvolvidos até por volta da 20ª semana, e seu sistema auditivo não se conecta ao cérebro até pelo menos um mês depois. Pesquisas mostraram que, enquanto alguns bebês reagem ao som em até 24 semanas, a maioria começa a responder ao ruído externo entre 26 e 30 semanas de gestação.
Mas se você não se sentir confortável com a ideia, não se preocupe.
Durante a gravidez, seu bebê vai ouvir e sentir as vibrações de sua voz toda vez que você falar com alguém. Ele terá aprendido a reconhecer e a ser reconfortado pela sua voz no momento em que nascer, mesmo que você não fale com eles diretamente. Esse reconhecimento irá ajudá-lo a se relacionar com você e o som fará com que ele se sinta emocionalmente seguro por muitos anos.
O VÍNCULO COM O PAPAI
É muito importante para o bebê também ouvir a voz do papai. O pai precisa fazer um pouco mais de esforço para ser ouvido, mas se ele falar com a sua barriga, seu bebê pode reconhecer a voz dele também. Um estudo fascinante sobre bebês prematuros (que provavelmente têm o mesmo desenvolvimento de audição que um feto nos estágios posteriores da gravidez) mostrou que eles estavam mais atentos a sons mais baixos do que aos mais aguçados.
Encorajar seu parceiro a conversar sobre o dia, hobbies ou interesses pode ajudá-lo a se sentir mais envolvido em sua gravidez também. E, embora o bebê ainda não entenda o que está sendo dito, é ótimo saber que, pelo menos no terceiro trimestre, ele está ouvindo e aprendendo um pouco sobre sua família. Além disso, essa aproximação causará boas sensações na mãe, que passará esses sentimentos para o bebê.
Quando fotografei meu primeiro parto ouvi do médico pediatra sobre como a voz dos pais podem acalmar o baby nos seus primeiros momentos de vida e ainda pude presenciar isso na prática. É algo que se leva para a vida toda.

Mas e ai, você tem o costume de conversar com o "barrigão"?
Este é um conteúdo informativo sobre vínculo com o bebê. Sempre consulte o médico.
Adaptado de https://www.danonenutricia.com.br/infantil/gravidez/comportamento/falar-com-o-bebe-no-utero-ajuda-na-formacao-de-vinculo e https://www.paimoderno.com/saude-e-desenvolvimento/os-diversos-beneficios-de-conversar-com-o-bebe-dentro-da-barriga