
Para facilitar na organização desse ensaio tão especial, separamos algumas dicas para o ensaio fotográfico de gestante, tudo para tornar esses registros únicos, especiais e inesquecíveis.
Sempre ouço de minhas clientes que cada gestação é única e um momento super especial e importante e sempre acompanhada de novos desafios e novidades. Ocorrem inúmeras transformações, todo um mundo novo se criando, repleto de ansiedade, medos e dúvidas, mas que, em contrapartida, entrega muita alegria, agrega amor e carinho para a família.
Sabendo dessa imensidão de sentimentos, registrar essa fase é importantíssimo! Cada gestação é uma nova história que será escrita, os primeiros capítulos desse novo livro da vida que está iniciando e que merecem ser eternizados. Pense no quanto será incrível poder relembrar esses meses de espera ou rever esses registros daqui 20 anos!


Primeira dica – O período ideal.
O período ideal para a realização do ensaio é entre a 30a e a 34a semana de gestação, mas nada impede que seja realizado após esse período, pois tudo depende do teu bem estar e do andar da gestação. Nessa fase a barriga já cresceu bastante e você, gestante, ainda se sente confortável. Provavelmente nesse período os desconfortos do final da gestação, como inchaço e cansaço decorrentes do peso da barriga ainda não sejam tão evidentes, fatores que permitem que você possa aproveitar mais o ensaio e tornarão os registros mais leves. Todos nossos ensaios são focados no conforto de nosso cliente e se tratando de gestantes, cuidados redobrados, então não se preocupe se sentir cansaço ou quiser uma pausa para tomar ar ou uma água, teu ritmo sempre será respeitado e será ele que ditara o andamento do ensaio, portanto, não definimos um tempo mínimo ou máximo para a duração do trabalho.

Segunda dica – O local do ensaio
Os ensaios podem ser realizados em sua residência, focando mais no teu estilo de vida, trazendo mais conforto para aquelas mamães que requerem maiores cuidados com a gestação, ou de forma externa, e ambos permitem lindos registros. Lembre sempre que o local não é o principal, mas sim as sensações e a leveza que você carregará nos registros e durante a realização dos mesmos. Sempre pedimos as nossas clientes se existe algum lugar que ela queira realizar seu ensaio ou que tenha algum significado ou ainda, valor sentimental. Uma vez realizei um ensaio de gestante de um casal no mesmo local que eles frequentavam quando estavam se conhecendo, onde lá no inicio foram criando laços e a família, e que nessa fase da vida, merecia que as lembranças da gestação fossem naquele lugar. Isso é valor sentimental. Outro ponto interessante é buscar por locais que você possa levar seu filho daqui a alguns anos, mostrar a ele que ali foi feito o ensaio da gestação dele e relembrar das alegrias daquele momento.
Se você não tem ideia alguma, não se preocupe que nos iremos te ajudar.
Lembre que a fotografia é uma forma de arte que além de encher os olhos, vai muito além. Ela tem o poder de guardar para sempre momentos felizes e importantes. Registre o que te faz feliz da forma que te faz feliz!
Terceira dica – O figurino
Nós possuímos alguns figurinos que estão totalmente a tua disposição no ensaio! São vestidos próprios para esse tipo de ensaio, sendo abertos ou fechados na região da barriga, para exaltar ainda mais esse pacotinho de amor. Eles foram pensados e adquiridos para tornar mais fácil, caso você não tenha roupas que te sirvam (sabemos que nessa fase, encontrar ainda alguma roupa que fique confortável é difícil). Falando em conforto, ele é um fator decisivo para que os registros se tornem mais leves e o ensaio mais dinâmico. De nada adianta eu pedir para que você use uma lingerie se você não se sente confortável usando na frente de outras pessoas. É tudo pensado para que você esteja incrível, mas sempre respeitando a tua vontade e limites.
Adorou todos nossos vestidos e quer usar todos eles? Fique à vontade!
Quer tornar teu ensaio um pouco mais exclusivo e personalizado? Leve alguns figurinos seus. Pense em cada detalhe, sonhe com esses registros, traga emoção para o ensaio, algo que represente você com sua família e represente sua personalidade. Para nós, o simples também tem seu charme.
O foco no ensaio é te valorizar, valorizar tuas curvas, a barriga, e dessa forma, sugerimos roupas que revelem a barriga, ou então aquelas mais justas que destacam a silhueta da grávida. As vestimentas variam conforme o estilo e local do ensaio, procurando sempre a harmonia do todo.
Não esqueça, a estrela do ensaio é você e o momento mágico e incrível que está vivendo.
Veja abaixo algumas sugestões!




Quarta dica - A produção
O dia do ensaio tem que ser especial, é um momento onde você eternizara toda a sua felicidade com a chegada do seu bebe. Que tal aproveitar e reservar um tempinho só para você, para se cuidar, relaxar e se sentir ainda mais linda e especial?
Fazer as unhas, o cabelo e a maquiagem, mesmo que em casa vão deixar o teu ensaio ainda mais lindo, e aproveite também para relaxar em meio a toda ansiedade que envolve a espera do bebe. Uma dica muito válida é para não carregar muito na maquiagem e principalmente no iluminador, para não destoar com o ambiente onde você deseja ser fotografada, principalmente se for externo.
Quinta dica – O que levar para o ensaio
Sempre digo, leva tudo que tiver significado para você e sua família.
Em um ensaio, descobri que o casal havia perdido um bebê e eles haviam levado a plaquinha da maternidade dele para prestar uma homenagem juntamente com um pingente de um anjinho, pois para eles, ele se tornara um anjo em suas vidas. É muito emocionante conhecer essas histórias e ver a diversidade de elementos importantes! Por tal motivo, sapatinhos, roupinhas, brinquedos, um item especial e que mereçam ser lembrados para sempre. Em um outro ensaio, o casal quis usar um pequeno patinho de borracha em um registro, pois no dia que descobriram que seriam pais e sabendo do período, consultaram um aplicativo e nele dizia que o baby estaria do tamanho de um patinho de borracha. Não importa como, o importante são os sentimentos gerados.
Não esqueça também de água, fruta ou alimentos, toalha de banho e alguma roupa de baixo extra, pois nunca sabemos se encontraremos um lindo rio para aproveitarmos o final do ensaio ou para fotografarmos. Repelente de insetos e protetor solar também são importantes.
O objetivo principal do ensaio é eternizar toda a alegria que a chegada do bebe representa para você e sua família, então, eternize tudo que é importante para vocês e não se preocupem com os clichês!


Sexta dica – Poses
A principal preocupação da maioria das mamães que fotografo. Logo no inicio do ensaio sempre pergunto se elas têm costume de tirar fotos, se tem algum lado do rosto que elas mais gostam, se tem algo que elas não gostam em termos de fotografia.
Lembrando sempre que a grande maioria das gestantes não são modelos e podem não estar acostumadas a posar. Você tirar uma foto sozinha na frente do espelho é uma coisa, ter alguém te fotografando e dizendo o que fazer, outra totalmente diferente. Procuramos sempre deixar nossas clientes a vontade! Nós amamos o espontâneo, o que é leve e trazemos tudo isso para nossos ensaios. Então, não se preocupe com poses, isso é comigo e vou te dirigir da melhor forma possível, sempre respeitando teus limites e desejos para com o ensaio.

Sétima dica – Fotos impressas
Fotos digitais são cômodas, e é incrível como a tecnologia tornou tudo tão fácil.
Mas NADA substitui o prazer de sentar em família e folhear um álbum de fotos, levar para a avó ver, ou daqui a 20 anos mostrar para teu filho como você estava linda no dia do ensaio à espera dele. Revele ou faça um álbum!
Agora aproveite todas essas dicas e planeje com carinho teu ensaio de gestante. E lembre se, nós estaremos sempre aqui, antes, durante e após o ensaio, totalmente dispostos a te ajudar, tirar dúvidas ou para dar sugestões!
Aproveite e leia https://alisonfinfotografia.alboompro.com/post/59284-gestacoesdeamor